Como a percepção de marca influencia em nossas decisões de compra?
75% das decisões de compra são influenciadas pela confiança que a marca
gera nos consumidores.
Embora a relação custo-benefício seja um fator crucial nas decisões de compra, a verdade é que nossa escolha de marcas e lojas é, muitas vezes, influenciada por percepções subconscientes. A imagem que temos de uma marca, o tipo de pessoa que a consome e os valores que ela representa exercem um papel importante nesse processo.
Ao associarmos certas marcas a um status socioeconômico elevado, à consciência ambiental ou à responsabilidade social, estamos, de certa forma, nos identificando com esses valores e projetando-os para a sociedade. Essa é a essência da reputação de marca.
Seja ela "saudável", "ecológica", "moderna", "tecnológica" ou "vanguardista", essa reputação se torna uma característica que desejamos que se reflita em nós mesmos. Pensamentos como "ter um smartphone de uma marca específica me fará parecer mais rico e conectado às últimas tendências" ou "comer neste restaurante me define como uma pessoa sibarita e saudável" podem não ser totalmente conscientes, mas são impulsionados por mensagens que as marcas transmitem, explícita ou implicitamente, em suas comunicações.
Assim como a reputação de uma pessoa se constrói a partir de suas ações éticas, a reputação das organizações também depende de sua conduta ética. Isso inclui aspectos como a interação com a comunidade, a sustentabilidade e outras ações que moldam a percepção do público sobre a empresa.
Empresas de mineração, por exemplo, podem ter sua reputação positiva ou negativa diretamente influenciada por suas relações com as comunidades locais e pela forma como gerenciam o impacto ambiental de suas atividades.
Essas ações, também conhecidas como "responsabilidade social corporativa", visam projetar a imagem que a empresa deseja transmitir, alinhando-se com seus valores. Frases como "somos mais que uma mineradora", "somos mais que uma marca de roupas", "somos uma empresa que se preocupa com o impacto ambiental", "nos responsabilizamos por nossos resíduos" refletem a ideia por trás da imagem que queremos ter de uma determinada empresa.
Medir a reputação também permite realizar benchmarks (comparações objetivas de melhores práticas) com marcas da concorrência, para determinar como a organização é vista não apenas em si mesma, mas no contexto do conjunto de empresas que formam parte da sua categoria ou indústria.
Ações publicitárias e de marketing se entrelaçam com a comunicação estratégica, integrando os valores da organização em suas mensagens à comunidade. Em cada comunicação, a marca destaca sua qualidade diferenciadora, que nos impulsiona a escolhê-la, indo além do preço, da qualidade, da exclusividade ou do status que o produto ou serviço promove.
Ao compreendermos como a reputação da marca influencia nossas decisões de compra, podemos nos tornar consumidores mais conscientes e críticos, escolhendo marcas que se alinham com nossos valores e princípios.
Fonte: Este texto é uma reprodução da Agência All Press. O texto original você encontra aqui
Compartilhe este conteúdo










